domingo, 4 de novembro de 2012

O Buffet Boy (eu)


Vista da ponta do buffet do MSC Orchestra

Pra começo de conversa, o buffet é dividido nesse navio em quatro partes diferentes (que de diferentes não tem nada...) e fica sendo então a parte Buffet La Piaseta de dois lados e a parte Restaurante Four Season de dois lados.

É complicado explicar detalhadamente como funciona, mas vou demonstrar pela minha linha (pizza) e dá pra ter uma noção, pra quem vai embarcar nessa posição infernal :) HAHAH

Pra ter uma noção, todo navio quando você diz sua posição, você complementa: Eu trabalho demais. E SEMPRE alguém (de outro setor ou outra função) vai te dizer: “Eu trabalho mais”, ou “eu trabalho tanto quanto você”. AQUI É DIFERENTE! Quando você diz: “EU TRABALHO NO BUFFET” as pessoas já tem pena de você e não dizem que trabalham mais, porque obviamente É MENTIRA. É o buffet que não para e é ele que tem o pior horário e trabalho.

Vou começar uma rotina, básica de hoje por exemplo... Os horários variam (podemos entrar  no café as 6h, as 5h30 ou as 5h).

Hoje entramos as 5h para montar a linha e deixa-la preparada para os passageiros passa-fome começarem a atacar as 6h. Mas essa linha nós temos que montar em 30 minutos apenas, porque os outros 30 minutos são de luxo que nos damos pra tomar café “escondido” dos passageiros, na parte Four Season. Ou seja, entrei hoje as 5h, preparei a minha linha até as 5h30 e fui tomar meu café (quando não da tempo a gente engole o café mesmo) e 6h já estava a postos na linha para repor toda a comida (pão) que os passageiros fazem questão de pegar da linha ANTES de dar o horário de abertura.

7h30 entrei no meu primeiro break do dia (aquele que o navio nunca esta no porto e você usa SEMPRE para por o seu sono em ordem devido a madrugar as 4h30 por exemplo) e muitas vezes você dorme tão bem (ironia) que volta mais acabado do que tudo pra trabalhar. Esse break no buffet é de 1h e 30 minutos. Voltei as 8h30 e fiquei lá repondo tudo até dar 9h30 e o buffet fechar (a parte La Piaseta, porque algumas outras linhas abrem mais tarde pra ficarem abertas até meio dia, por exemplo. O que não significa que as pessoas não madrugaram comigo :D)

(Minha linha pela manhã é abastecida com ovo frito, omelete, danish, torradas(que queimam minha mão), brioche, croissant, pão de chocolate, muffy, pães integrais e geleias de tudo que é tipo ;s)

Das 9h30 as 11h30 é hora de limpar a linha (com os 3 baldes? NEVEEER UASHASUHASU Só quando o Sanitation enche o saco) e assim que limpamos a linha, vamos pras mesas pegar pratos das mesas dos passageiros (o que de manhã os Assistant Waiter’s fazem). 11h NORMALMENTE, somos liberados pra almoçar no Crew Mess e voltar as 11h30 pra montar a linha do almoço as 12h.

(a MINHA linha do almoço é abastecida com 2 Pizzas (obviamente que não duram 5 minutos cada), Hamburguer, Batata Frita, Hot Dog, Focaccia, Pão de hot dog, de hambúrguer, integral, normal, um pão feio lá e grissini)

Normalmente quando termino de montar a linha 12h eu já sou liberado pro segundo break do dia (esse de 2 horas, que nunca são 2 horas, porque até descer do 13º andar, se trocar e sair, já perdeu meia hora) Aí volto as 14h e fico com a linha aberta até umas 15h e depois disso só fica a Pizza DIRETO. Cada semana um lado fecha, ou seja, semana passada o meu lado fechava e o lado do Grill ficava com a pizza a tarde toda, essa semana é meu lado.

Essa é a hora que todo mundo fecha a linha e limpa, vai pra fora e fica nas mesas, varrendo ou mopando (Moop é tipo um esfregão usado no navio, que aqui virou verbo: eu mopo, tu mopas, ele mopa, nós mopamos...HAHAHAH) Mas o tonto que ta na linha da Pizza ou do Grill não tem como limpar porque as pizzas não param :) legal né? Ou seja: INFERNO. É um horário que os passageiros ficam tomando chá, leite, café, xixi, sei lá o que esses merdas tanto bebem lá, que o que tem pra hoje é pizza e eles comem feito biscoitinho! E não adianta você por 4 na linha de uma vez, elas somem em questão de minutos, se não segundos! Ou seja, EU ESTOU NA PIOR DAS LINHAS? Acho que posso dizer que sim, só perco pra Hot Line que eu já fiquei e é um inferno maior ainda, mas tem a vantagem que na hora que fecha, ela FECHA.

Quando o outro lado ficava aberto, nós limpávamos e ficávamos enrolando varrendo, tirando pratos e inventando o que fazer até as 17h30, agora eu e o Arthur trabalhamos e todo mundo faz isso nesse horário rs. 17h30 toda galera entra de break de 1 hora, o último do dia, que de break não tem nada, deveria se chamar “pegadinha do malandro”  porque né...

Você desce as 17h30 e até chegar na cabine já se foram 5 ou 10 minutos, aí ou você toma um banho, ou dorme, ou faz qualquer outra coisa que lhe convir nesses 20 minutos. SIM! 20 MINUTOS. Porque as 18h o Crew mess abre e você tem que jantar rs. Aí você engole sua comida em meia hora e está na sua linha as 18h30 a postos pra abrir aquela merda de novo as 19h pra aquele monte de esfomeado QUE JÁ SE ENTUPIU DE COMIDA O DIA INTEIRO comer de novo :D

(a minha linha do Jantar é basicamente a mesma do almoço: pizza (2), hambúrguer, hot dog, batata frita, tem kebab a noite, e além  dos pães, tem salada (alface, tomate, pepino, queijo, salame...)

O Jantar fica aberto das 19h as 21h normalmente (quando cheguei fechava as 22h) e quando dá 21h adoramos ouvir o sonoro “SOLO PIZZA” ou “ONLY PIZZA” do Capo (Capo=Chefe=Afonso=Italiano) e então todo mundo tira a linha correndo antes que alguém venha pedir comida e limpa tudo até umas 21h40, por aí. Depois disso: CABINA.

Há quem ainda tenha disposição pra encarar uma academia (o que não é o meu caso) ou um Crew Bar (o que era o meu caso no começo, agora não mais rs) e enfim, acorda no outro dia destruído de novo porque 4h30, 5h30 é sacanagem com o peão que trabalhou 12h no outro dia né :/ Porém, o que podemos fazer? Sempre ouvi isso na Ibero e to levando muito em consideração aqui: QUER BARCO? TOMA BARCO!

Acho que deu pra ter uma noção de que no Buffet se trabalha 12h pra mais e que os maior tempo pra você sair do navio é de 1h30 né?

É um trabalho  complicado, pesado, cansativo, maçante por ser a mesma droga todo santo dia, porém tem sempre uma galera alto astral pra te por pra cima, ou tentar, quando você ta mal. Logo no café da manhã você já começa a rir, pelo menos aqui, porque sempre surgem as perolas da Ruthila ou do Arthur, da Michelle, que seja. E você cria um vínculo de família mesmo, desde os que eu falo mais, como a Juliana pequena e a Juliana morena, o David, os indonesianos Kadek, Visu, a louca da Osasa, a Vivi, os meninos do Dish Wash, o Chef da cozinha e a galera que lá trabalha, assim como o Capo e o Giovanni múmia ASUHASUASHUASHU Wharever... Eu gosto dessa vida louca, louca vida. Dá pra levar o resto do contrato, eu acho rs.

Cambio desligo.

10 comentários:

  1. show!! valeu! deu pra ter uma noção...

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  2. Pedro...Muito obrigado pelas informações, irão ser de grande valia.
    Se puder, me add no Face: https://www.facebook.com/heitordomingues.

    Dia 25 agora estou indo pro Orchestra também, irei trabalhar junto com vc, no Buffet.

    Obrigado!

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  3. Pedrão to aqui firme e forte nos postes de cada dia ;) (Tame/Tata)

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  4. Valeu pelas dicas Pedrão, deu pra ter uma noção do que vou fazer por lá. Ainda vai sair minha data, to aqui naquela espera infinita! haha Poderia tirar uma dúvida? O salário é de 679 + gorjeta de 330 dolares? Como funciona isso? Obrigado :)

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  5. Não consegue sair nunca do navio? Então n tem como visitar os lugares e tal?

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  6. Qual foi o maior numero de horas que voce trabalhou por dia?

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  7. Giovanni múmia kkkkkkkk acho que é o mesmo que trabalhei.....ele era unipresente...estava em todos os lugares ao mesmo tempo....só rindo desse inferninho...até breve.

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  8. Giovanni múmia kkkkkkkk acho que é o mesmo que trabalhei.....ele era unipresente...estava em todos os lugares ao mesmo tempo....só rindo desse inferninho...até breve.

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  9. mope, capo, cabina, posible kkkk vivi tudo isso. Nao aconselho ir como galley steward kkkk super foda

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