sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!


 Alô alô meu povo querido mundo afora!

O ano A CA BOU!

Embarcado a uns 20 dias, posso dizer que como os outros embarque, aqui não é nada parecido com os outros.

O navio é 2 anos mais novo que o Orchestra e 22 anos mais novo que o Celebration, ou seja, novidade né :)

Acontece que a novidade veio com surpresinhas, oba! sóquenão.
Não vejo ninguém que já tenha um contrato nas costas que ouse dizer que esse navio é bom pra trabalhar, afinal, temos um meio de nos basear no que realmente é um bom lugar pra trabalhar, ou a noção de onde não é bom (aqui).

O Maitre daqui não é dos piores, só não dá day off como os demais, as escalas (como sempre) da manhã saem de noite e da tarde saem de dia, ou seja, se programar pra algo NEVER, porque sua escala pode cair com 5 horas de break ou 1 e meia, acho uma coisa desnecessárias, mas sou apenas um mero assistente de garçom né...

A Chefia acima do Maitre não interfere em nada no nosso trabalho, tirando os Asst. de F&B que dificultam nossa vida na cozinha no meio do caos, fazendo uma fila de metros e metros e nos prendendo por 20 minutos quando nós só precisamos de 2.

A Vida social aqui também é muito diferente. Ibero você saia, bebia sem culpa, curtia as festas na piscina. Orchestra você saia um pouco, bebia o que queria também mas com culpa e conseguia curtir um pouco as festas no Louge e na Disco. Aqui você pode beber duas bebidas alcoolicas por noite, o crew bar consegue ser mais dividido que o do Orchestra (Brasileiro com Brasileiro, Italiano com italiano, Ucraniano com Ucraniano e assim vai..) e agora ta rolando umas festas no Louge, mas antes era na Gangway apenas, uma derrota.

O bom aqui é saber que tenho com quem contar se precisar.
Cada contrato que fazemos, nos traz novos amigos, aqui eu já conheci alguns que vou levar pra vida assim como nos outros contratos, assim como tenho amigos do Orchestra pra me sentir mais em casa. 

A rota é resumida em 1 dia de sinal no celular, porque né, Santos apenas.
Depois é um dia de navegação, Punta del Este, Montevideo, Buenos Aires e outro dia de navegação, ou seja, sinal pra que?

A vida de Asst. Waiter é bem complicada aqui, nossos horários são bem corridos, o side job é um erro e de 11 horas de trabalho, chegamos as vezes a 13h ou 14h. 
Arrisco sempre em dizer que os papeis aqui se inverteram com o do Orchestra.

No Orchestra buffet boy trabalhava feito um camelo e Asst. Waiter tinha vida um pouco boa, porque sempre tinha off e não trabalhava na linha (raramente), já aqui os buffet boys apenas montam a linha e vão pro break enquanto nós ficamos na linha e no resto do buffet inteiro, o que é cansativo, já que temos esse mesmo trabalho pela manhã e as vezes a tarde, ou saimos do café da manhã as 11h pra entrar 11h30 no almoço e ficar até as 15h por ter passageiros na sua estação de trabalho.

Normalmente você sente um cansaço no começo, seus pés machucam por falta de costume, você não quer aguentar, e depois aguenta por saber que pode seguir em frente.
Aqui eu me pergunto todos os dias, desde que cheguei, o que eu vim fazer aqui, xingo esse navio todos os dias e não sei mais se quero fazer mais algum contrato nesse departamento ou mesmo em outro. O nivel de cansaço de todos nós está gritante nos nossos rostos, que até os passageiros percebem e perguntam se estamos bem, tristes ou cansados.

Passar o Natal a bordo pelo segundo ano seguido me deixou bem pra baixo. Ter que passar por todas aquelas pessoas festejando em família e não poder sequer demonstrar que você não esta feliz longe da sua, é desconfortante. Sei que eles não tem culpa disso e que eu escolhi estar aqui, mas não tem como não se sentir mal com isso.

O Ano Novo foi um pouco mais pensado e abriram o restaurante meia hora mais cedo, pra que saissemos uma hora mais cedo e tentassemos não passar a virada do ano trabalhando. Acontece que depois que os passageiros saem do restaurante, temos que colocar pratos, talheres, taças pra lavar e isso demora um tempo, fazendo nosso reveillon ser dentro da cozinha, faltando um minuto pra meia noite, pegamos as garrafas de champanhe e corremos pra popa do navio (um vento caótico) e estouramos e festejamos um pouco :) foi legal, fez sumir por cinco minutos dessa terra de ninguém que estamos. Depois disso é claro, voltamos aos nossos afazeres, terminamos e fomos para a festa da virada no nosso crew bar de cada dia (festa essa que por sinal foi ótima, mesmo sem alcool e outras coisas rs).

Comecei esse texto um dia depois do Natal e estou terminando hoje, um dia depois do Ano Novo. 
No começo eu disse que estava bem dificil e não vou negar que realmente está, mas eu sei que consigo chegar no fim. O corpo acostuma, a mente acostuma e mesmo a saudade, vence depois de logos abraços e mesmo quando penso que tudo isso tem um motivo. 

No quesito passageiros, vou ser bem sincero... Sabe quando eles chegam meia hora, uma hora ou até quase duas atrasados e te atrasa em tudo? então, você fica puto, xinga mentalmente (sei que alguns passageiros podem estar lendo isso também rs e por isso vou continuar!) e depois de dois , três dias de cruzeiro você aprende a gostar de cada um deles do seu jeito e sabe que muitos deles você vai lembrar pra sempre! Lembro até hoje dos meus primeiros passageiros no restaurante do Orchestra, fizeram parte da minha história, assim como muitos outros que vieram e outros tantos que vou servir essa noite e servirei futuramente.
Agradeço a todos eles pela paciencia comigo, com a minha correria e com meu garçom chato rs.

Pra finalizar, quero mandar um hiper beijo e desejar tudo de bom e de melhor pra toda minha Família, meus amigos verdadeiros que estão sempre do meu lado mesmo que longe, a todo momento, sem mudar em aspécto nenhum comigo por motivo algum, sabendo como eu sou e me respeitando, as vezes me amando assim como eu os amo.

Feliz Natal!
Feliz Ano Novo!
e Feliz Aniversário pra mim né? eu mereço :)

Beijo.
Cambio, desligo!

Um comentário:

  1. Oiii, adoro seu blog, muito informativo!! Eu vou fazer uma entrevista p costa como assist waiter.Voce pode me da umas dicas de como eh o trabalho p essa area? eh muto puxado? Thanks :)

    ResponderExcluir