O Mess Attendant é a pessoa responsável pelo Crew Mess (Restaurante dos Crews: Bar, Restaurante, Housekeeping e setores menos favorecidos), ou Staff Mess (Restaurante da galera artística, como bailarinos, músicos, animadores etc) ou Officer Mess (Restaurante dos picas das galáxias, ou seja, quem manda na porra do navio).
Quem trabalha nos Restautantes de tripulantes (sejam crew, staff ou oficais), se limita a frequentar apenas as áreas de tripulantes, não pode andar pelo navio livremente como em outras posições.
As atribuições, assim como nos outros setores do navio, são sempre divididas, podendo variar conforme seu contrato.
Você e seus companheiros de trabalho são responsáveis por montar, repor, desmontar e limpar a linha de comida servida aos tripulantes.
Basicamente vou detalhar como era meu dia a dia de Mess na Ibero (claro que nas outras companhias são diferentes, mas sou basear na minha experiência, pra não falar abobrinha do que não sei).
Acordava logo cedo (entrava as 6h, se bem me lembro), subia para o Crew Mess, ligava as linhas quentes, esperava os cozinheiros (sempre mau humorados) prepararem os alimentos (coisas como ovo, bacon, omelete, etc etc etc), quando prontos, colocava-os na linha (que era um ambiente separado da área comum onde ficam as mesas)
Enquanto isso, eu mesmo ou outro Mess Attendant colocava os pães, frios, leite, suco, tudo nas linhas frias (que era já em frente as mesas).
Refilava tudo durante o dia, algumas vezes quando intercalava as funções, fivaca responsável por polir os talheres, refila-los, repor pratos, limpar mesas, essas coisas, sempre pra manter o cabaré nos trinks.
Terminando o horário de café (que se bem me lembro era 9h30), , retiravamos os alimentos de dentro e fora das linhas, limpavamos tudo bem rapidinho e iamos respirar um pouco, pra voltar as 10h30 pra preparar já o almoço.
Mesma coisa da manhã, colocar as comidas quentes na linha de dentro, salada e essas coisas na linha fria do lado de fora, refilar, repor tudo e bla bla bla, fechar umas 13h, 14h, não lembro ao certo, limpar tudo e ter até as 18h livre o/ horário ate que bom, visto que as vezes a galera tem apenas 1h de break e das 14h as 18h, como você pode fazer as contas, são 4 fuckin horas livres \o/ VIVA!
Posso dizer, por ter obervado bastante na MSC, que os horários e atribuições não eram tão diferentes não, ou seja, ta tudo na mesma!
Na hora do Jantar, voltava umas 18h pro duty, abriamos as linhas as 18h30 ou 19h se também não me falha a memória, e fechavamos umas 20h30, 21h, não sei, depois limpeza limpeza limpeza!
Limpar minuciosamente toda a sujeira que você limpou nas coxas o resto do dia, pra sair correndo pra dormir ou passar HAHHAHA, polir todos os talheres pro dia seguinte, deixar tudo em ordem pra não precisar correr no próximo dia e enfim, sentar e descansar.
Costumava sair no máximo umas 22h, em dia de General Cleaning saia 23h ou depois, mas nunca morri por isso.
Claro que muitas vezes seu capo (chefe) ou até mesmo você, vai até o Staff mess ajudar os coleguinhas (ou não, se vc não gostar deles, sei lá, eu ajudava porque eram amigos meus), até mesmo o Officer, dependendo.
O serviço no Staff mess era o mesmo, montagem, reposição e limpeza, porém o espaço é menor, claro, e suportamente as pessoas deveriam terminar mais cedo e não terminavam rs.
Officer mess na Ibero funcionava a la carte, você entregava o menuzinho lá pro Oficial mala e ele escolhia seus pratinhos, você ia até a cozinha (alí no crew mess mesmo) e o cook preparava.
Na MSC, sempre reparei que o serviço no Officer Mess era com as comidas de passageiros, e que os Mess boys que trabalhavam no Officer iam até o restaurante no 5º andar para buscar as comidas deles (tanto café, almoço e jantar).
O Salário de Mess Boy costuma ser menor do que de um Buffet boy, por exemplo.
Por que? Porque o Buffet boy tem contato com passageiro e recebe comissão por cada passageiro a bordo, ou seja, o salário de um Mess Boy na msc era de 700, não sei, e Buffet de 1100. (não sei nas outras companhias)
O Mess Attendant na Ibero (EU) recebia 650 dólares e o Snack Steward (Buffet) recebia 605.
VAI ENTENDER!?
Pode receber promoção?
PODE!
de Mess Attendant você pode ser promovido pro Buffet (que é basicamente o mesmo trabalho, porém com mais pressão, mais responsabilidade e mais stress por ser em uma equipe de numero maior)
e também pode ser promovido para Asst. Waiter, porque muitas vezes você já trabalhou no Offiver Mess, e sabe como funciona o serviço a la carte do restautante, que é o mesmo.
Por que aceitar uma posição que ganha pouco e trabalha muito?
Experiência: Ninguém começa de cima, e se começa não dá valor. Sempre disse que agradeço ter trabalhado no Buffet antes de trabalhar no Restaurante, porque aprendi do começo, como crescer e fiz isso por mérito, ao contrario de muitos Asst Waiters que chegam botando banca, sem saber como funciona absolutamente nada.
Oportunidade: Você esta ganhando uma oportunidade de embarcar... ok, pode não ser o melhor cargo, mas você terá tempo para descer, o que muitas vezes quem trabalha no bar não consegue.
Eu trabalhei 5 meses de Mess Attendant na Ibero e pedi sign off porque o salário era pouco, assim como uma galera Snack também fez o mesmo antes, comigo e depois de mim.
MAS, eu adquiri experiência pra aplicar em uma Cia melhor, eu conheci lugares que nunca imaginei conhecer e só "pedi pra sair" quando já não tinha mais o que conhecer (y).
Agora vai de cada um analizar e fazer sua escolha!
Espero poder ajudar os marinheiros de primeira viagem,
Câmbio, Desligo.
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Eu fui aprovada para trabalhar como Mess Boy na Rosa Dos Ventos, bem eu adorei saber que tem 4 horas para sair e conhecer lugares, mas eu queria saber se nesse cargo ajuda a melhorar o inglês? Mesmo trabalhando com o crew e não com os passageiros e td mais, você notou que seu inglês melhorou?
ResponderExcluirObrigada, adorei seu post ajudou muiito ;)