terça-feira, 2 de setembro de 2014

Humildade, Experiência e Interpretação.


Bom, quem me conhece pessoalmente, virtualmente, sendo pelo facebook, youtube ou até mesmo pelo Whatsapp, sabe do jeito esquentado que eu tenho e como eu gosto de falar a verdade, esclarecendo os fatos sempre, doa a quem doer.

Há quem diga que sou arrogante, quando falo com as pessoas, já ouvi muito isso, porém, se você for me conhecer a fundo, você pode se surpreender.

Claro que muitas vezes ao conhecer alguém, acontece de rolar um pré conceito, um pré julgamento (muitas vezes esse conceito só se concretiza com o tempo, mas também pode se transformar muito!)

Quem me conhece, vive, trabalha e se relaciona comigo, sabe que sou, embora não aparente tanto na "capa" que mostro, um cara bem humilde e sempre que posso, ajudo as pessoas.

Eu não aprendi tudo que sei hoje sozinho. Minto, coisas como fotografia, edição de imagem e design gráfico eu aprendi na raça mesmo haHa, mas na questão de vida a bordo, eu entrei totalmente virgem.

Como já disse desde o começo do blog, quando eu embarquei em 2011, não existiam grupos no facebook, haviam umas comunidades no orkut e meia dúzia de blogs mal atualizados que me davam uma base pra saber que a vida a bordo não era uma história da Disney.

Passei numa posição hierárquica baixa, por falta de experiência e idioma. Cheguei no meu primeiro navio, na humildade, sem conhecer ninguém e me dando a experiência de aprender com o próximo.

Aprendi muito! Tanto trabalhando, como convivendo e com as línguas a bordo.

Fui e sou humilde hoje e sempre pra dizer que saí antes do tempo e não tenho vergonha disso. O salário era baixo, era trabalho demais por míseros 500 dólares, e depois de conhecer todos os portos por onde passamos e curtir muito cada lugar, eu voltei pra casa, pouco depois embarquei em outra companhia, e sendo tudo novo, continuei aprendendo cada vez mais.

Hoje eu tenho experiência pra passar pros novos tripulantes, que não são poucos, e que já tem uma puta ajuda tanto nos grupos pelo facebook, whatsapp ou seja lá onde mais (que também não são poucos).

Porém, hoje em dia, por ser um ramo mais "banalizado" e "fácil" as pessoas querem saber mais do que realmente sabem e não querem aprender com o próximo.

Quando tinha dúvidas com relação a MSC, sempre pesquisei e perguntei nos grupos da mesma companhia, tanto quando nos grupos que agregam todas as companhias.

Quando troquei de companhia, saindo da MSC e ingressando no grupo Royal pra trabalhar na Pullmantur, fui tirar umas dúvidas em grupos da mesma companhia, entrei em dois grupos da Pullmantur, de mesmo nome, porém com tópicos diferentes, e quando postei minhas dúvidas, fiquei perplexo com tripulantes e ex tripulantes me respondendo agressivamente, com ignorância e enfim, me perguntei como os tripulantes da MSC (que sempre se fodem, no português claro, e que recebem no caso do restaurante, um salário inferior a Pullmantur) eram tão mais prestativos que os tripulantes da Pullmantur (que recebem mais e tem condições de vida melhores).

E o mesmo acontece em muitos outros lugares.

Participo de um grupo no Whatsapp (sim, estou citando o Vida de Crew), onde são 50 pessoas que já embarcaram, que estão embarcando e que sonham em embarcar.

Vivo sendo chamado de grosso, estúpido e até de arrogante, por apenas dizer a verdade, porém, muitos conversam comigo separadamente e partem dos mesmos princípios e opiniões, mas não falam abertamente por medo de serem julgados, como eu sou, ou então simplesmente por não quererem se estressar com coisas insignificantes.

Queria deixar claro, que você lendo desde o começo do texto, dá pra entender que não aprendi tudo sozinho, certo? Tudo que aprendi, foi ensinado e me passado por alguém que já tinha experiência nisso.

Hoje eu tenho experiência "nisso".
Trabalhei 5 meses em uma Companhia, migrei pra outra e trabalhei por um longo contrato de exatos 9 meses (o que hoje não existe mais, porque o máximo são 7, 8 meses) e depois ainda voltei pra mesma companhia, trabalhando por mais três meses e meio.

Vi de tudo, ouvi de tudo, convivi com tudo, suportei de tudo.
Vi as coisas certas e as coisas erradas que aconteciam e muitas vezes eram abafadas.
Convivi com tudo quando é tipo de nacionalidade, desde os Samoas (que eu nem sabia que existiam), a Indonésios, Indianos, Mexicanos, Italianos, Búlgaros, Ucranianos, Espanhóis, Cubanos, pessoas de Madagascar! (você sabia que não é só um filme? então...)
Suportei passar fome, sede, horas cansativas de trabalho, já trabalhei por 19 horas em um dia (sim, isso aconteceu, mas foi porque eu aceitei, não foi exploração), suportei humilhações, dores, até uma ameaça de morte!

Quando digo que tenho experiência, não estou minimizando e inferiorizando ninguém, estou tentando fazer as pessoas entenderem, que eu posso ajudá-las de alguma forma, e quem sabe poder criar uma amizade (muita gente nem me conhece pessoalmente e gosta de mim, por que algumas pessoas não podem tentar?)

Cabe a cada um colocar o dedo na consciência e ver se quando eu ou qualquer outra pessoa que já embarcou, começa a dizer algo, se estamos nos maximizando, nos engrandecendo e inferiorizando alguém. É uma pequena questão de interpretação dos fatos.

Acredito que a vida a bordo é uma coisa tão incrível e intensa, que é só estando lá pra se saber como é.
Você pode achar que sabe como é, como vai ser, ter ouvido muito bem ou muito mal, tentar mentalizar que vai ser um inferno ou um paraíso... Mas sem pisar da gangway pra dentro e passar um certo tempo, você não pode nem imaginar o que aquele mundo te reserva.

.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

POST 3/3 - Assistant Waiter


Hoje vou tentar explicar detalhadamente como é/foi trabalhar como Asst. Waiter.
Vou me basear na MSC, onde trabalhei na função, lembrando sempre que as funções mudam de companhia para a companhia e isso é apenas para se basear e não chegar sem saber absolutamente nada.

O Turno de um Assistant Waiter é dividido sempre em Café, Almoço e Jantar.

No Café da manhã e almoço, você pode ser escalado para trabalhar ou no Restaurante ou no Buffet.

Na MSC existem dois Restaurantes e o Buffet.
(Existe também os restaurantes pagos a la carte e também um restaurante temático com comida japonesa e a pizzaria)

Durante o Café da Manhã e o Almoço, apenas um restaurante abre (normalmente no 5º andar) e algumas vezes, dependendo da demanda, uma pequena parte do outro restaurante também é aberta no almoço (definitivamente, não queria estar escalado pra ele, porque só a cozinha do restaurante de baixo funciona e você tem que subir escada com a bandeja (y))



CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO NO BUFFET:

Você faz o check in com o supervisor e ele te encaminha para a sua função, que pode ser trabalhar na linha, repondo as comidas no lugar de algum buffet boy de break, pode ser limpar a linha (os alimentos que ficam caindo enquanto os passageiros pegam), pode ser varrer o ambiente, limpar as mesas, recolhendo pratos, levando-os pras estações, que quando a bandeja está cheia, deve ser levada pra dentro da Galley... e enfim, basicamente isso.

CAFÉ DA MANHÃ NO RESTAURANTE:

Você faz o check in, começa a fazer os napkins, pega pão, café, leite, água, geleias, achocolatado, tudo dentro da cozinha enquanto o waiter prepara as mesas, colocando o setup (pratos, talheres e talz).
Quando o restaurante abre, a unica função é recepcionar os passageiros, oferecer pão, bebida e ajudar o waiter, que pega os pedidos e busca eles dentro da cozinha.


ALMOÇO NO RESTAURANTE:

Check in, napkins, pão e talz...
No Almoço o waiter entrega o menu, você pergunta bebida, busca enquanto o waiter pega o pedido e quem busca a comida agora é você!
Pegando a bandeja na cozinha, pega os pratos e vai levando pra estação, onde ele serve os passageiros e você vai buscando os próximos pedidos.
Claro, muitas vezes você vai servir, tirar os pratos, ajudar em muita coisa que "não é sua função", mas é assim que você fica em armonia com quem está trabalhando, mostra serviço e pode ser visto.

Conforme os passageiros se levantam e vão embora, a mesa tem que ser limpa e reposta, para ser ocupada por novos passageiros, até o restaurante fechar e enfim você poder recolher tudo e ir descansar (ou sair do navio).

Durante o Jantar, é mais diferente.
Como já disse, estou me baseando na MSC, porque pelo que ouvi por aí, na Pullmantur por exemplo, existe uma equipe que trabalha no Buffet, e consequentemente é diferente da logística da MSC.


 
JANTAR NO RESTAURANTE:

NA MSC, Assistant Waiter não trabalha no Buffet a noite, apenas nos Restaurantes.
Ao contrário do Café e Almoço, os dois restaurantes abrem, as mesas não são livres e os horários são divididos em dois turnos.

Seus passageiros serão os mesmos durante todo o cruzeiro no jantar (a não ser que eles peçam para trocar de garçom) e sendo assim, conquiste-os e faça com que eles gentilmente de deem gorjetas lindas e gordas :)

O esquema de abertura é o mesmo: Enquanto o waiter prepara o setup das mesas, você faz napkins, pega pão, bebidas e a porra toda...

Quando os passageiros chegam, normalmente em dia de embarque, acompanhamos os passageiros até as mesas, para eles se localizarem (e incrivelmente no último dia de cruzeiro, muitos ainda não sabem onde suas mesas estão).

Logo que seus passageiros chegam, você e seu waiter se apresentam, explicam como funciona, entregam os menus e você pega os pedidos de bebida. Enquanto você busca, seu waiter pega os pedidos.

Você serve as bebidas e já vai para a cozinha buscar a primeira leva de pratos.

Os menus na MSC são divididos em Salada, Sopa, Entrada (normalmente uma quente ou uma fria), Massa (Pasta ou Risoto), Prato Principal (Main Course) e Sobremesa.

Claro que muitas vezes os passageiros não vão comer um prato de cada, principalmente na temporada brasileira, PORÉM, existem aqueles que vão pedir um de cada e ainda pedir pra repetir. (y)

Como disse, ou não lembro mais se disse, durante a noite os Restaurantes são divididos em 2 Turnos.

Vou basear pra vocês como era no MSC Magnifica essa temporada brasileira:
Primeiro Turno 19h (os passageiros deixavam o restaurante umas 21h)
Segundo Turno 22h (os passageiros deixavam o restaurante quase 00h)

Ou seja, quando o primeiro turno termina, você pega todas suas tralhas, vai pra cozinha e manda lavar (seus pratos pequenos, talheres (que normalmente você vai ter que separar), mas isso você aprende lá na marra, com os amiguinhos que vão te ajudar, com certeza)

Prepara tudo de novo para o próximo turno e repete todo o processo até o segundo turno de passageiros ir embora e enfim você ser livre pra poder ir beber no crew bar! (ou não...)



Os horários de um Asst. Waiter são variados.

Na MSC eram 2 horas e 45 minutos durante o café.
2 horas e 45 minutos durante o almoço.
e das 18h as 1h +/- no Jantar.

PORÉM, quando você trabalha no Buffet, okay, essas 2h e 45min são cumpridas, mas no restaurante era bem difícil... Porque se tecnicamente você entra no Café da manhã as 6h, o seu duty terminaria 8h45, e o restaurante só fecha as 9h ou depois, dependendo do movimento. 

Então se chega um passageiro na sua mesa (ou um grupo e 12 pessoas) as 9h30 quando o restaurante está fechando, você consegue sair no mínimo 10h30 do Restaurante, totalizando 4 horas e 30 minutos... 

No almoço, a mesma coisa, se chegar passageiro na sua mesa pouco antes de fechar, senta e chora!

O Salário de um Asst. Waiter na MSC é de 1100 dólares para pessoas de primeiro contrato (porque vai como Asst Waiter Utility) e 1300 para segundo contrato. Claro, sempre contando 100 doletas a menos que devem ser usadas no crew card ou descontadas por alguma coisa, vai saber... nunca conte com 100% do salário.

Na Pullmantur um Asst Waiter tira mais dinheiro, na Costa, tira menos, mas como não sei dizer exatamente o valor, sugiro entrar no grupo "Cruise Ship" e dar uma pesquisadinha que com certeza deve ter algum ex tripulante para dizer.

Pode receber promoção?
PODE!

Asst. Waiter pode virar Waiter :)

Em quanto tempo isso pode acontecer? Só Deus sabe!
Já vi Asst. Waiter voltar como Waiter no segundo contrato, assim como já vi Asst. Waiter com 4 contratos e nunca foi promovido. 

SIDE JOB

Essa é a parte chata da coisa (como se todo o resto fosse ótimo né rs)

O (maldito) Side Job é um trabalho extra que você tem que fazer além do seu trabalho.
Dentre a lista de tarefas no Side job, está: varrer o chão e passar pano no restaurante, polir a área de metal em volta dos corrimões, limpar todas as estações, limpar a porta da cozinha, limpar as plantas, enfim, são bem variados e requerem um pouco do seu tempo livre (que já não é muito)

O chato (insuportável) é que muitas vezes o horário dessa merda cai no seu horário de break!

Por exemplo: Você entrou no Buffet as 6h e terminou o seu duty as 8h45, porém seu Side Job é varrer o restaurante depois do Café da Manhã, esse que termina as 9h30 e os passageiros só deixam o ambiente as 10h30, você tem que esperar das 8h45 até essa hora poder limpar, antes NO CHANCE! Ou ir dormir, acordar para subir, limpar e depois voltar dormir... 

Os Side jobs são divididos também em turnos, podendo ser depois do café, do almoço ou do jantar.
Mudando normalmente a cada cruzeiro ou a cada 15 dias.

(Na MSC existia uma máfia (proibida) que você pagava para o Capo que tomava conta disso, e ele colocava outra pessoa no seu lugar ou ele mesmo fazia, porém é errado e não se pode fazer... MAS PODER SAIR DO NAVIO SEM ESPERAR ESSA MERDA VALE A AVENTURA!) 

Acredito que mesmo esse sendo o post mais complexo dos três, deu pra tirar UM POUCO de dúvidas.

Sempre saibam que o trabalho é pesado, que você vai carregar bandeja pesada e que muita gente dessa função pede sign off muito rápido... Então força na peruca e não me venha com mimimi!


Flw vlw,

Câmbio, desligo.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

POST 2/3 - Buffet Attendant / Buffet Boy / Snack Steward


Hoje vamos falar de coisa boa! Vamos falar na nossa Iogurteira Top Term... HAHAHA NÃO MESMO!

Seguinte! Post de hoje é pra falar sobre o Buffet Boy, que independe de ser mulher, continua se chamando Buffet Boy! Acostumem, ladies! kkk

Buffet Boy é a pessoa responsável pela montagem, reposição, retirada e limpeza de todo o buffet do navio, assim como o Mess Boy, porém, com contato direto com os passageiros.




As atribuições, normalmente são divididas pelo seu Supervisor (o Capo, nas companhias italianas).

Vou contar mais ou menos como foi o meu primeiro contrato de Buffet Boy na MSC, e mostrar a vocês a mudança que pode ocorrer, de um supervisor para o outro.

Quando embarquei na Europa, tinha um Supervisor, e esse tinha uma escala de trabalho para todos nós:

Entravamos entre 5h30 e 6h, montavamos todas as linhas, tomavamos café da manhã nos fundos do buffet (mesas de passageiros mesmo, porque ainda estava fechado) e trabalhavamos repondo os alimentos das mesmas até meados de 8h, quando chegavam Asst. Waiters que nos cobriam, assim então, saíamos para o tão fantástico BREAK! 

Voltavamos, se não me falha a memória, as 10h (sim, era um break pequeno, apenas pra você descansar o corpo que levantou MUITO cedo), tinhamos de retirar tudo das linhas (que essa hora normalmente fechavam) e limpar tudo. 

11h estava tudo limpo e montado, então decíamos para o crew mess para almoçar (30min) e 11h30 voltavamos para montar as linhas. As mesmas, depois de montadas, ficavam nas mãos dos Asst Waiters que chegavam para nos cobrir DE NOVO.

12h entravamos de break e voltavamos as 14h (pouco, mas dava pro gasto).
Umas 15h o buffet fechava e então só sobrava limpar, limpar, limpar, parasitar, e limpar mais um pouco...

18h todos descíamos para jantar, voltavamos 18h30 e abríamos o jantar as 19h, sendo o único horário que realmente estavamos na linha o tempo todo. 
Porém, como a noite os Asst. Waiter trabalhavam nos Restaurantes, a equipe era dividira entre os que trabalhavam na linha e os que limpavam o ambiente (mesas, chão e bla bla bla)

Lembrando que durante o dia, todas as linhas eram abertas (são 4, uma de cada lado do Buffet e uma de cada lado do Restaurante ao fundo, que também faz parte do Buffet e deveria ser a la carte a noite (algumas vezes ele funciona)) e a noite só uma das 4 linhas abria, pelo fato de os dois Restaurantes funcionarem em dois turnos.

(Durante o dia, os Restaurantes funcionam com turno único e sem marcação de mesa, mas isso explico no próximo post)

Bom, chegando na temporada Brasileira, mudamos o nosso querido Capo, e assim, tudo se transformou!



Nossas obrigações continuaram as mesmas, porém, em horários totalmente distintos!
Na Europa, tinhamos 1h30 para descansar pela manhã, 2h para "sair" a tarde e finito la musica...

Os novos horários, foram basicamente assim:
6h as 8h - 14h as 23h (com 30min de jantar)
6h as 11h30 - 17h as 23h (com 30min de jantar)
11h30 as 23h (com 30min de jantar)

Como vocês podem ver, no primeiro horário nós tínhamos muuuitas horas para aproveitar, assim como no segundo. Era maravilhoso! rs
No terceiro e último horário, era FODA! Trabalhar direto, apenas com 30 minutos de jantar, porém, você acordava tarde né? o que também é uma delicia (y)

Esses horarios variavam, porque tinhamos times, e eles eram intercalados.

Posso dizer também, que finalmente começamos a trabalhar nas linhas e deixar os Asst. Waiter fazer o trabalho deles, que era limpar mesas e não fazer o nosso trabalho todo enquanto estavamos fora nos horários de pico rs.

Enfim, Como vocês podem ver, os horário variam de chefia para chefia.
As suas obrigações, não.

No Final de cada noite, todos limpavam as linhas e o ambiente, passando pano, rodo, mopi e bla bla bla...


O Salário de um Buffet Boy na MSC é de 1100 dólares, que desse valor, você normalmente tira entre 900 e 1000 dólares dependendo de quanto gasta no crew card.
O Salário do mesmo cargo na Ibero (que se chamava Snack Stweard), era de 605 dólares, na Costa eu acredito que deva chegar em uns 700 dólares, porém não é certeza.

Pode receber promoção?
PODE!

O Buffet Boy ou Snack pode receber promoção para trabalhar no Restaurante como Asst. Waiter (posteriormente como Waiter). 
Foi o meu caso, no primeiro contrato de Buffet, já fui trabalhar como um "training" no Restaurante, para já voltar como Asst. Waiter no próximo contrato.
O contrato e o Salário não sofrem alteração, mas acredito que nessa fase de aprendizado o que vale é a experiência adquirida.

Por que aceitar uma posição?

Muitas vezes a agência te coloca numa posição de Buffet boy por falta de inglês suficiente para trabalhar diretamente no Restaurante (o que eu realmente nunca entendi, porque já vi muitas pessoas fluentes em Inglês, no Buffet e analfabetas da própria Lingua Portuguesa, no restaurante), ou seja, vai da sua sorte! E vai de você fazer a sua sorte valer ou não, aceitando e possivelmente crescendo depois.

Como devo ter dito no último post, eu agradeço ter feito um contrato de Buffet antes de encarar o Restaurante, porque quando embarquei de Asst. já tinha uma noção dos dois ambientes, enfim, papo pro outro post também!

Meu contrato como Buffet Boy foi de Outubro/2012 até Julho/2013 - 9 meses de contrato.

Espero ter ajudado de alguma forma, 
Qualquer coisa, estamos aí!


Câmbio, Desligo.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

POST 1/3 - Mess Attendant / Mess Boy



Mess Attendant: Quem são eles? De onde vem? Pra onde vão? Tudo isso, hoje, no Globo Report... NÃO! HAHA Vou contar baseado na minha experiência pra ajudar quem ta indo nessa posição a bordo pela primeira vez ;D




O Mess Attendant é a pessoa responsável pelo Crew Mess (Restaurante dos Crews: Bar, Restaurante, Housekeeping e setores menos favorecidos), ou Staff Mess (Restaurante da galera artística, como bailarinos, músicos, animadores etc) ou Officer Mess (Restaurante dos picas das galáxias, ou seja, quem manda na porra do navio).

Quem trabalha nos Restautantes de tripulantes (sejam crew, staff ou oficais), se limita a frequentar apenas as áreas de tripulantes, não pode andar pelo navio livremente como em outras posições.

As atribuições, assim como nos outros setores do navio, são sempre divididas, podendo variar conforme seu contrato.

Você e seus companheiros de trabalho são responsáveis por montar, repor, desmontar e limpar a linha de comida servida aos tripulantes.

Basicamente vou detalhar como era meu dia a dia de Mess na Ibero (claro que nas outras companhias são diferentes, mas sou basear na minha experiência, pra não falar abobrinha do que não sei).

 
Acordava logo cedo (entrava as 6h, se bem me lembro), subia para o Crew Mess, ligava as linhas quentes, esperava os cozinheiros (sempre mau humorados) prepararem os alimentos (coisas como ovo, bacon, omelete, etc etc etc), quando prontos, colocava-os na linha (que era um ambiente separado da área comum onde ficam as mesas)

Enquanto isso, eu mesmo ou outro Mess Attendant colocava os pães, frios, leite, suco, tudo nas linhas frias (que era já em frente as mesas).

Refilava tudo durante o dia, algumas vezes quando intercalava as funções, fivaca responsável por polir os talheres, refila-los, repor pratos, limpar mesas, essas coisas, sempre pra manter o cabaré nos trinks.

Terminando o horário de café (que se bem me lembro era 9h30), , retiravamos os alimentos de dentro e fora das linhas, limpavamos tudo bem rapidinho e iamos respirar um pouco, pra voltar as 10h30 pra preparar já o almoço.

Mesma coisa da manhã, colocar as comidas quentes na linha de dentro, salada e essas coisas na linha fria do lado de fora, refilar, repor tudo e bla bla bla, fechar umas 13h, 14h, não lembro ao certo, limpar tudo e ter até as 18h livre o/ horário ate que bom, visto que as vezes a galera tem apenas 1h de break e das 14h as 18h, como você pode fazer as contas, são 4 fuckin horas livres \o/ VIVA!

Posso dizer, por ter obervado bastante na MSC, que os horários e atribuições não eram tão diferentes não, ou seja, ta tudo na mesma!

Na hora do Jantar, voltava umas 18h pro duty, abriamos as linhas as 18h30 ou 19h se também não me falha a memória, e fechavamos umas 20h30, 21h, não sei, depois limpeza limpeza limpeza! 
Limpar minuciosamente toda a sujeira que você limpou nas coxas o resto do dia, pra sair correndo pra dormir ou passar HAHHAHA, polir todos os talheres pro dia seguinte, deixar tudo em ordem pra não precisar correr no próximo dia e enfim, sentar e descansar.

Costumava sair no máximo umas 22h, em dia de General Cleaning saia 23h ou depois, mas nunca morri por isso.

Claro que muitas vezes seu capo (chefe) ou até mesmo você, vai até o Staff mess ajudar os coleguinhas (ou não, se vc não gostar deles, sei lá, eu ajudava porque eram amigos meus), até mesmo o Officer, dependendo.

O serviço no Staff mess era o mesmo, montagem, reposição e limpeza, porém o espaço é menor, claro, e suportamente as pessoas deveriam terminar mais cedo e não terminavam rs.

Officer mess na Ibero funcionava a la carte, você entregava o menuzinho lá pro Oficial mala e ele escolhia seus pratinhos, você ia até a cozinha (alí no crew mess mesmo) e o cook preparava.

Na MSC, sempre reparei que o serviço no Officer Mess era com as comidas de passageiros, e que os Mess boys que trabalhavam no Officer iam até o restaurante no 5º andar para buscar as comidas deles (tanto café, almoço e jantar).



O Salário de Mess Boy costuma ser menor do que de um Buffet boy, por exemplo.
Por que? Porque o Buffet boy tem contato com passageiro e recebe comissão por cada passageiro a bordo, ou seja, o salário de um Mess Boy na msc era de 700, não sei, e Buffet de 1100. (não sei nas outras companhias)

O Mess Attendant na Ibero (EU) recebia 650 dólares e o Snack Steward (Buffet) recebia 605.
VAI ENTENDER!?

Pode receber promoção?
PODE!
de Mess Attendant você pode ser promovido pro Buffet (que é basicamente o mesmo trabalho, porém com mais pressão, mais responsabilidade e mais stress por ser em uma equipe de numero maior)
e também pode ser promovido para Asst. Waiter, porque muitas vezes você já trabalhou no Offiver Mess, e sabe como funciona o serviço a la carte do restautante, que é o mesmo.

Por que aceitar uma posição que ganha pouco e trabalha muito?

Experiência: Ninguém começa de cima, e se começa não dá valor. Sempre disse que agradeço ter trabalhado no Buffet antes de trabalhar no Restaurante, porque aprendi do começo, como crescer e fiz isso por mérito, ao contrario de muitos Asst Waiters que chegam botando banca, sem saber como funciona absolutamente nada.

Oportunidade: Você esta ganhando uma oportunidade de embarcar... ok, pode não ser o melhor cargo, mas você terá tempo para descer, o que muitas vezes quem trabalha no bar não consegue.

Eu trabalhei 5 meses de Mess Attendant na Ibero e pedi sign off porque o salário era pouco, assim como uma galera Snack também fez o mesmo antes, comigo e depois de mim.

MAS, eu adquiri experiência pra aplicar em uma Cia melhor, eu conheci lugares que nunca imaginei conhecer e só "pedi pra sair" quando já não tinha mais o que conhecer (y).

Agora vai de cada um analizar e fazer sua escolha!

Espero poder ajudar os marinheiros de primeira viagem,

Câmbio, Desligo. 



terça-feira, 1 de julho de 2014

Bla Bla Bla

Eu não vou mais embarcar, eu estou cansado dessa vida e eu não quero mais isso pra mim, bla bla bla bla bla, eu mudei de opinião, okay? okay.
Assim como todos que leem aqui e acompanham os poucos vídeos que eu tenho saco pra gravar/editar sabem, eu desembarquei do meu último contrato na MSC, quebrando ele com três meses a bordo do MSC Magnififca, dizendo que não queria mais aquilo pra mim.
E eu não quero, pra sempre, mas por enquanto dá pra levar mais um pouquinho... O calor do momento faz com que falemos coisas, e eu, assim como todo ser humano, estou sujeito a mudar de opinião, de forma de pensar, de mudar o que eu quiser mudar, a vida é minha né?

Então vamos às novidades... rufem os tambores....
VOU VOLTAR! SIM! VOU VOLTAR!
Não sei quando, não sei onde, só sei que vou voltar.
Só comentarei a respeito do meu reembarque, quando estiver com data de embarque agendada.

Bom, vamos conversar...

Desembarquei do Magnífica, com dois Warnings (Nossa, Pedro! O que você aprontou??), ambos por atraso. Okay, eu atrasava as vezes, o primeiro perdi a hora e cheguei 40 minutos atrasado para trabalhar, e como um bom funcionário, fiz 40 minutos a mais como penitência, para não ser punido com warning, e mesmo assim, duas semanas depois o filho da puta do supervisor me fez assinar o papelzinho mágico, ignorando sua própria palavra de que não faria isso.

O segundo, também de atraso, fui no dia de assinar e NINGUÉM sabia de quando era, quem havia dado, ou de quanto havia sido o atraso. O supervisor que foi acompanhar era o mesmo da vez anterior, que garantiu não ter sido ele, mas mesmo assim soltou uma sonora frase "não me interessa, se alguém deu, foi merecido". Me recusei a assinar, mas de nada adiantou, sendo assim, irritado e decepcionado com tamanha injustiça, decidi pedir meu sign off, ainda em águas brasileiras, deixando a possibilidade de reembarque aberta. 

Por desembarcar no Brasil, o contrato termina como "finalizado" e não "quebrado", digamos assim, talvez por nossas leis nos favorecerem. 

Eu poderia continuar com meus dois warnings e ir com o navio para o Norte Europeu, lindo e frio, com neve e viver feliz pra sempre, ou não.
Poderia muito bem trabalhar um mês me matando, fazer o crossing, ter dores de cabeça, ser perseguido por chefe fdp, ganhar outro warning de bobeira e no dia do pagamento eles me mandarem embora, segurando meu salário para pagar a passagem aérea pro Brasil, que o valor seria enorme, já que eles, mesmo tendo milhares de milhas aéreas, por embarcar milhares de tripulantes, cobrariam no minimo meu salário inteiro e ainda faltaria dinheiro.
Sairia com 3 warnings, desembarcado, queimado e não poderia mais voltar pra companhia, ou poderia, claro, as vezes eu ouço cada coisa de cada companhia... 

Mas preferindo manter minhas portas sempre abertas, porque nunca se sabe o dia de amanhã.
E se eu precisasse de dinheiro urgente? Emprego em terra? Fácil? Aonde? Voltaria.

E aliás, estou voltando. Quero dinheiro! Você também quer! Então venhamos e convenhamos, mesmo não sendo uma vida tão fácil, o dinheiro é mais "fácil", sem ter suas milhares de despesas que tem em terra, todos nós sabemos disso. Então agora é voltar pro mar, guardar dinheiro e uma hora, a gente para com essa vida.

Mas como diria Syrio Forel, aos seguidores (assim como eu) da série Game of Thrones:

Not today!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

último vídeo lançado no canal:

Vídeo-Desabafo sobre o que estava acontecendo, pouco antes de eu desembarcar.
Bom dar uma olhada, pra ter uma noção dos posts que seguirão :)



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A vida segue e o mar afora mostra que tudo vai valer a pena.


Depois de muito tempo vamos escrever um pouquinho e contar as novidades! Hm..sem novidades rs mas okay.

Dia 10 agora completei 2 meses a bordo e eu comecei a ver que ta passando rápido o tempo aqui dentro, ao contrario dos outros contratos, ao contrario de sempre.

Muita coisa já aconteceu aqui. No ultimo post eu trabalhava no Quatro Venti, restaurante do 6º Andar. Na semana seguinte, me mudaram para o restaurante do 5º Andar, o L’Edera.


Digamos que o 6º andar é mais luxuoso e as pessoas se recatam mais, o do 5º andar é mais simples e eu acho que isso faz dele tão receptivo que as pessoas precisam ficar passeando no meio dos corredores enquanto você passa com suas bandejas, e ficam passeando entre as mesas, falando alto e nos atrapalhando. Enfim né.

Com essa mudança de restaurante, mudei de Waiter/Garçom. Trabalhava com um Indonésio (que eu descobri mais tarde que ELE pediu pra trocar de assistente, porque ele é um otário) e fui trabalhar com um Hondurenho, brigávamos todo dia porque ele deve ter noventa contratos, se acha sendo que não tem 1 metro e meio de altura, é arrogante e nojento. Cruzeiro seguinte já estava com outro Waiter, também Indonésio com o primeiro, só que mais de boa. Um belo dia, depois de trabalhar muito, estar cansado fisicamente, psicologicamente, com passageiros difíceis, o Chefe Executivo da cozinha decide dar um piti e brigamos feio, com gritos, bandeja sendo jogada, choro de nervosismo, e no final da noite tava tudo “em ordem”.
Era último dia de cruzeiro... no dia seguinte, já tinha mudado de restaurante (de volta pro 6º \o/) onde o idiota escroto não trabalha.

A princípio a ideia foi boa. VOLTAR AO SEXTO ANDAR!
Queria isso desde o primeiro dia que trabalhei no 5º rs. Mas quando olhei o Waiter, fiquei tenso. Um Italiano que todo mundo sempre diz ser o erro pra trabalhar. E todos que passavam por mim me desejavam boa sorte e diziam que eu ia passar nervoso, passar por mal bocados, que estavam me testando, que era pra já pedir mudança de estação e de waiter, que não ia dar certo dois gênios ruins juntos... e então veio a surpresa! Primeiro dia de trabalho com ele fluiu que foi uma beleza, com direito a ele chamar o Capitan Station (quem controla certo numero de estações do restaurante) e me elogiar pra ele. 

Fiquei surpreso e confuso, confesso, porque esperei o inferno e veio tudo tão tranquilo.
Ouvi rumores de que se ele trocar de assistente de novo, quem vai embora é ele, porque ninguém quer trabalhar com ele.
Porém não consigo acreditar que ele seja falso 100% do tempo comigo, mesmo todo mundo falando que ele é um grandessíssimo filho da puta, pra trabalhar comigo ele está ótimo. Eu o ajudo em tudo que posso, ele me ajuda em tudo que pode, entra na cozinha, volta com duas bandejas enquanto eu estou pegando bebidas, e enquanto ele faz as coisas, eu sirvo, monto setup e tudo mais. É uma colaboração mútua.

Ele me elogia para os chefes, diz que no próximo contrato posso voltar como waiter (não que eu queira, mas uma porta dessas aberta já é um grande incentivo). Passageiros elogiam nossos trabalho e essa semana mesmo, não contentes em falar com o Asst. Maitre, chamaram o Maitre enquanto ele passava, e nos elogiaram. Pensa numa coisa boa, elogios diretamente pro cabeça de tudo! rs.
Enfim, se continuar tudo como anda, eu aguento os nove meses tranquilo. Ok, não tão tranquilo, porque tem muita gente maldita e escrota aqui, mas a gente consegue viver sem matar ninguém até finalizar mais um contrato.

Vivo pensando no que vai acontecer quando acabar isso aqui.
Penso em voltar pro mar, afinal, foquei 3 contratos e pararia quando vencesse o STCW... mas as vezes quero parar quando esse terminar, ficar em terra, focar na vida real, e confesso que não sei o que vou fazer. Queria ter uma noção, mas cada dia que passo aqui dentro, penso uma coisa diferente, sinto uma coisa diferente, e isso deixa minha cabeça a milhão, pensando no futuro enquanto vivo nesse presente sem fim.

Estou morrendo de saudade de poder pegar a estrava e ver a família em um fim de semana, de sair com meus amigos numa sexta pro Moby ver Mecanika tocar, depois pegar uma baladinha de sábado e morrer o dia todo de domingo na cama rs.
Mas eu sei que no final isso aqui vai ter uma razão maior. Aliás, já tem.

Só passei mesmo pra atualizar e dar sinal de vida, porque de vez em quanto é bom né :)

Beijo aos amigos e a Família que tanto amo.

Câmbio Desligo.


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!


 Alô alô meu povo querido mundo afora!

O ano A CA BOU!

Embarcado a uns 20 dias, posso dizer que como os outros embarque, aqui não é nada parecido com os outros.

O navio é 2 anos mais novo que o Orchestra e 22 anos mais novo que o Celebration, ou seja, novidade né :)

Acontece que a novidade veio com surpresinhas, oba! sóquenão.
Não vejo ninguém que já tenha um contrato nas costas que ouse dizer que esse navio é bom pra trabalhar, afinal, temos um meio de nos basear no que realmente é um bom lugar pra trabalhar, ou a noção de onde não é bom (aqui).

O Maitre daqui não é dos piores, só não dá day off como os demais, as escalas (como sempre) da manhã saem de noite e da tarde saem de dia, ou seja, se programar pra algo NEVER, porque sua escala pode cair com 5 horas de break ou 1 e meia, acho uma coisa desnecessárias, mas sou apenas um mero assistente de garçom né...

A Chefia acima do Maitre não interfere em nada no nosso trabalho, tirando os Asst. de F&B que dificultam nossa vida na cozinha no meio do caos, fazendo uma fila de metros e metros e nos prendendo por 20 minutos quando nós só precisamos de 2.

A Vida social aqui também é muito diferente. Ibero você saia, bebia sem culpa, curtia as festas na piscina. Orchestra você saia um pouco, bebia o que queria também mas com culpa e conseguia curtir um pouco as festas no Louge e na Disco. Aqui você pode beber duas bebidas alcoolicas por noite, o crew bar consegue ser mais dividido que o do Orchestra (Brasileiro com Brasileiro, Italiano com italiano, Ucraniano com Ucraniano e assim vai..) e agora ta rolando umas festas no Louge, mas antes era na Gangway apenas, uma derrota.

O bom aqui é saber que tenho com quem contar se precisar.
Cada contrato que fazemos, nos traz novos amigos, aqui eu já conheci alguns que vou levar pra vida assim como nos outros contratos, assim como tenho amigos do Orchestra pra me sentir mais em casa. 

A rota é resumida em 1 dia de sinal no celular, porque né, Santos apenas.
Depois é um dia de navegação, Punta del Este, Montevideo, Buenos Aires e outro dia de navegação, ou seja, sinal pra que?

A vida de Asst. Waiter é bem complicada aqui, nossos horários são bem corridos, o side job é um erro e de 11 horas de trabalho, chegamos as vezes a 13h ou 14h. 
Arrisco sempre em dizer que os papeis aqui se inverteram com o do Orchestra.

No Orchestra buffet boy trabalhava feito um camelo e Asst. Waiter tinha vida um pouco boa, porque sempre tinha off e não trabalhava na linha (raramente), já aqui os buffet boys apenas montam a linha e vão pro break enquanto nós ficamos na linha e no resto do buffet inteiro, o que é cansativo, já que temos esse mesmo trabalho pela manhã e as vezes a tarde, ou saimos do café da manhã as 11h pra entrar 11h30 no almoço e ficar até as 15h por ter passageiros na sua estação de trabalho.

Normalmente você sente um cansaço no começo, seus pés machucam por falta de costume, você não quer aguentar, e depois aguenta por saber que pode seguir em frente.
Aqui eu me pergunto todos os dias, desde que cheguei, o que eu vim fazer aqui, xingo esse navio todos os dias e não sei mais se quero fazer mais algum contrato nesse departamento ou mesmo em outro. O nivel de cansaço de todos nós está gritante nos nossos rostos, que até os passageiros percebem e perguntam se estamos bem, tristes ou cansados.

Passar o Natal a bordo pelo segundo ano seguido me deixou bem pra baixo. Ter que passar por todas aquelas pessoas festejando em família e não poder sequer demonstrar que você não esta feliz longe da sua, é desconfortante. Sei que eles não tem culpa disso e que eu escolhi estar aqui, mas não tem como não se sentir mal com isso.

O Ano Novo foi um pouco mais pensado e abriram o restaurante meia hora mais cedo, pra que saissemos uma hora mais cedo e tentassemos não passar a virada do ano trabalhando. Acontece que depois que os passageiros saem do restaurante, temos que colocar pratos, talheres, taças pra lavar e isso demora um tempo, fazendo nosso reveillon ser dentro da cozinha, faltando um minuto pra meia noite, pegamos as garrafas de champanhe e corremos pra popa do navio (um vento caótico) e estouramos e festejamos um pouco :) foi legal, fez sumir por cinco minutos dessa terra de ninguém que estamos. Depois disso é claro, voltamos aos nossos afazeres, terminamos e fomos para a festa da virada no nosso crew bar de cada dia (festa essa que por sinal foi ótima, mesmo sem alcool e outras coisas rs).

Comecei esse texto um dia depois do Natal e estou terminando hoje, um dia depois do Ano Novo. 
No começo eu disse que estava bem dificil e não vou negar que realmente está, mas eu sei que consigo chegar no fim. O corpo acostuma, a mente acostuma e mesmo a saudade, vence depois de logos abraços e mesmo quando penso que tudo isso tem um motivo. 

No quesito passageiros, vou ser bem sincero... Sabe quando eles chegam meia hora, uma hora ou até quase duas atrasados e te atrasa em tudo? então, você fica puto, xinga mentalmente (sei que alguns passageiros podem estar lendo isso também rs e por isso vou continuar!) e depois de dois , três dias de cruzeiro você aprende a gostar de cada um deles do seu jeito e sabe que muitos deles você vai lembrar pra sempre! Lembro até hoje dos meus primeiros passageiros no restaurante do Orchestra, fizeram parte da minha história, assim como muitos outros que vieram e outros tantos que vou servir essa noite e servirei futuramente.
Agradeço a todos eles pela paciencia comigo, com a minha correria e com meu garçom chato rs.

Pra finalizar, quero mandar um hiper beijo e desejar tudo de bom e de melhor pra toda minha Família, meus amigos verdadeiros que estão sempre do meu lado mesmo que longe, a todo momento, sem mudar em aspécto nenhum comigo por motivo algum, sabendo como eu sou e me respeitando, as vezes me amando assim como eu os amo.

Feliz Natal!
Feliz Ano Novo!
e Feliz Aniversário pra mim né? eu mereço :)

Beijo.
Cambio, desligo!